A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um comunicado no início da tarde deste sábado (16) para esclarecer notícias falsas que circulam sobre a abertura de comportas de barragens devido às recentes chuvas intensas no estado.
Esclarecimento Oficial
Em um vídeo publicado no Instagram da Apac, Kássio Kramer, gerente de Monitoramento de Recursos Hídricos da agência, afirmou que não houve abertura de nenhuma comporta de barragem. Kramer explicou que a elevação do nível dos rios e a consequente inundação são resultados diretos do volume significativo de chuvas, não de operações nas barragens.
Alertas Emitidos
Nas últimas 24 horas, a Apac emitiu 15 alertas para rios na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste, sendo três desses avisos específicos para inundações nos rios Sirinhaém, Barra de Guabiraba e Ipojuca. Kássio Kramer enfatizou: "Nenhuma comporta foi aberta, não ocorreu nenhuma operação de barragem durante o período". Ele destacou que a elevação do nível dos rios foi causada exclusivamente pelas chuvas intensas.
Assista ao pronunciamento do gerente da Apac, na integra:
Situação do Rio Sirinhaém
Através das redes sociais, a Apac também emitiu um aviso sobre a cota de inundação atingida pelo Rio Sirinhaém no município de Joaquim Nabuco. Além de Joaquim Nabuco, a cidade de Gameleira também está enfrentando inundações devido ao extravasamento do rio.
Medidas e Recomendações
A Apac continua monitorando a situação e emitindo alertas conforme necessário. A agência recomenda que a população das áreas afetadas fique atenta aos comunicados oficiais e siga as orientações de segurança. A transparência e a comunicação eficaz são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos durante este período de chuvas intensas.
A agência reafirma seu compromisso em fornecer informações precisas e em tempo real para evitar a disseminação de notícias falsas e garantir que a população esteja bem informada sobre as medidas de segurança e as condições climáticas.