Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo de formação do Projeto Terreirada em Cena, uma iniciativa voltada para o povo de terreiro de Pernambuco. Com a produção da fotógrafa Uenni, o projeto visa capacitar os participantes através de uma visão técnica e emancipatória, contribuindo para a criação de novos profissionais do setor audiovisual no estado. O foco é a produção de curtas-metragens que preservem a memória e as identidades das comunidades religiosas de matriz afro-indígena.
Detalhes da Formação
Serão oferecidas 20 vagas para um total de 44 horas de formação prática. As aulas desta segunda etapa acontecerão no terreiro Ilé Iyemojá Ògúnté, nos dias 10, 11, 17, 18 e 24 de agosto, das 8h às 17h. O terreiro está localizado na Rua Abdon Lima, 86 - Água Fria, Recife. As inscrições estão abertas para crianças a partir de 8 anos (acompanhadas de um responsável) e para adultos de todas as idades. As inscrições podem ser feitas através de um formulário online e se encerram no dia 31 de julho. Link para inscrição.
Conteúdo Programático
Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a linguagem e estética do audiovisual, além dos processos de produção e captação de curtas-metragens. A troca de conhecimentos e os exercícios práticos permitirão que os participantes explorem todo o potencial do audiovisual, oferecendo autonomia na produção e realização de curtas-metragens sobre a história dos terreiros.
Primeira e Segunda Etapas do Projeto
A Coordenadora do projeto, Uenni, destacou a importância desta iniciativa: “Toda equipe está muito feliz em realizar esta iniciativa, neste momento estamos finalizando o primeiro ciclo no Ilê Axé Ayrá Omin Kaia Lofim, em Abreu e Lima, e em agosto iniciaremos mais uma jornada de empoderamento através do audiovisual, desta vez na Casa de Iyemojá”.
Apoio e Financiamento
O projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado e do Ministério da Cultura - Governo Federal.
O Terreiro Ilé Iyemojá Ògúnté
O Ilé Iyemojá Ògúnté é um terreiro de tradição nagô, fundado há mais de 80 anos pelo filho carnal de Pai Adão, o célebre sacerdote Malaquias Felipe da Costa - Ojé Bií. Atualmente, o terreiro é dirigido por Mãe Lú - Ìyá Omítòògùn e está localizado na Rua Abdon Lima, 86 - Água Fria, Recife - PE.
Serviço: Projeto Terreirada em Cena no Ilé Iyemojá Ògúnté
Não perca esta oportunidade de se capacitar e contribuir para a valorização e preservação da cultura das comunidades de terreiro através do audiovisual.