O Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) continua sua campanha "Pegar Bigu e Surfar, nem pensar" com ações educativas no Terminal Integrado Recife, localizado no bairro de São José. Na sexta-feira (12), técnicos de educação e fiscalização realizaram uma panfletagem e uma mini palestra para alertar sobre os perigos de se pendurar do lado de fora ou no teto dos ônibus.
Estudo e Conscientização
Segundo o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, um estudo realizado pelo Consórcio revelou que domingos, feriados e dias de jogos de futebol são os momentos mais comuns para a prática do “surf” nos coletivos.
"Queremos conscientizar esses jovens que essa prática não é um esporte, mas sim extremamente perigosa, colocando a vida em risco. Além disso, com essas ações, estamos garantindo a segurança dos passageiros, salvando vidas e preservando o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema", destacou Freitas.
Inspeção de Acessibilidade
Além das ações educativas, técnicos de vistoria do Consórcio participaram da ação, analisando os itens de acessibilidade dos ônibus, como a Plataforma Elevatória Veicular (PEV), assentos preferenciais, balaustres, cinto de segurança para cadeirantes e a comunicação visual voltada para a acessibilidade. Os ônibus que não estavam de acordo com a legislação vigente foram autuados e retirados de circulação.
Fiscalização e Denúncias
Kathia Sena, gerente de Fiscalização do Consórcio, ressaltou a importância do trabalho das gerências de Fiscalização e da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM, baseados nas informações das operadoras e dos usuários nos terminais integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR).
"Solicitamos que todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento, para que possamos mapear os locais com maior incidência dessa prática, para direcionar a estratégia em campo", apontou Sena.
Serviço de Denúncias
A população pode denunciar práticas de surf em ônibus e outras irregularidades através dos canais de atendimento do Grande Recife Consórcio de Transporte, contribuindo para a segurança e a melhoria do serviço de transporte público.
Com essa ação, o CTM reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos usuários, promovendo um transporte público mais seguro e eficiente para todos.