O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu nesta terça-feira (6) pela retomada do Hospital do Idoso de Areias, localizado na Zona Oeste do Recife, para a gestão estadual. O equipamento de saúde havia sido repassado ao município no final de 2022, mas agora a Prefeitura do Recife tem um prazo de dez dias para desocupar o prédio.
A decisão do TJPE determina a manutenção da tutela antecipada sob a responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco. O estado deverá utilizar o hospital para prestar serviços à população.
A procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, ressaltou a importância da decisão para Pernambuco garantir o direito de utilizar o hospital na prestação de serviços de assistência aos idosos. Já a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, destacou o papel fundamental do Hospital do Idoso de Areias na qualificação da rede própria do estado, beneficiando idosos de diversos municípios pernambucanos.
A gestão estadual informou que o Hospital do Idoso de Areias poderá realizar milhares de atendimentos por ano, abrangendo diversas especialidades médicas.