A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, deu início oficial ao seu Carnaval 2024 na noite de sexta-feira (9). Uma multidão se reuniu para acompanhar a revelação da identidade do Zé Pereira, que neste ano foi José Soares da Silva, fundador do bloco O Pescador.
O cortejo dos blocos A Baronesa e Zé Pereira, ao som da Orquestra 90 Graus, percorreu as ruas do Centro até chegar ao polo da Casa da Cultura, envolvendo a multidão em clima de alegria e suspense. O prefeito Mano Medeiros entregou a "chave da folia" da cidade ao Zé Pereira.
“Eu sempre tive o sonho de ser o Zé Pereira, desde os 17 anos. E estou com 57. Meu pai dizia que ser Zé Pereira era carregar a folia, muita responsabilidade, e estou muito grato", comemorou o pescador.
O presidente do bloco do Zé Pereira, Bruno Oliveira, emocionado, falou sobre a importância de trazer de volta a agremiação fundada pelo pai, Telmo, e o amigo Abdias, ambos falecidos. "Jaboatão voltou a sorrir", salientou.
Além da revelação do Zé Pereira, a festa contou com as apresentações da escola Rebeldes do Samba e da Banda Pinguim.
Até a Terça-Feira Gorda (13), mais de 80 atrações nos polos oficiais e mais de 230 blocos e agremiações carnavalescas animarão o município até o dia 3 de março.
"É muito gratificante ver blocos tradicionais voltando a acreditar no Carnaval do Jaboatão. Dobramos a participação dos blocos este ano. Nossa cultura é muito rica e é nosso compromisso valorizá-la", declarou o prefeito Mano Medeiros.
A cidade conta com quatro polos fixos (Jaboatão Centro, Cavaleiro, Piedade e Prazeres/Parque das Cidades) e três itinerantes que circularão por diversos bairros. A programação completa da folia em Jaboatão pode ser acessada no site da prefeitura.